Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de Abril, por decisão tomada pela UNESCO em 1995.

Pretende-se, com esta comemoração mundial, promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.​

 

O Livro e a Leitura são essenciais para o desenvolvimento de uma literacia plena, compreendida aqui como a aptidão para apreender e compreender a informação escrita na vida corrente, com vista à conquista dos objetivos pessoais, que passam pelo alargamento dos conhecimentos e das capacidades de cada um. O Livro, conceito onde se incluem a literatura em geral e a promoção da leitura, é um dos maiores valores de um país. Muitos dos autores são reconhecidos nacional e internacionalmente, e dão rosto a uma cultura que se quer afirmativa, moderna e de qualidade.

Num século XXI global, o livro e a leitura são fatores determinantes para a criação de melhores níveis de literacia, para a promoção de uma leitura qualificada e competente, e para a transmissão de valores de autoestima, de cidadania e de aprendizagem ao longo da vida.

Se o livro no seu suporte mais comum pouco mudou nos últimos 500 anos, já as técnicas do seu fabrico, as estratégias da sua produção e comercialização, entre outros aspetos da designada «cadeia do livro», estão muito diferentes. E a leitura foi acompanhando esta mudança de suportes. Editor, tipografia, distribuidor, livraria e biblioteca são modelos que mudaram também, criando uma rede de intervenientes e atores poderosos chamados a participar nessa globalização que o livro pressupõe, e nesse elo indestrutível entre Autor e Leitor.


Esta data de 23 de Abril foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores falecidos neste dia, como William Shakespeare, Miguel Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega.

Este ano, a DGLAB divulga novamente um dos seus cartazes mais icónicos do Dia Mundial do Livro. Da autoria do ilustrador Pierre Pratt, o cartaz cruza de forma notável os dois elementos que simbolizam este dia.

 


PIERRE PRATT
Nasceu no Quebeque (Canadá) em 1962.
Estudou Artes Gráficas no Canadá. Vive em Lisboa.
Tem trabalhado na área da ilustração para editoras canadianas, francesas, inglesas, americanas e portuguesas.


In: DGLAB