Feliz Dia Mundial da Poesia

A Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere, deseja-lhe um Feliz Dia Mundial da Poesia



Daniel F. Gerhartz  leitora

Leitora. Maria Teresa Horta


Confesso o vício de ler

 afago

 cada palavra

 

Bebo o feitiço das histórias

 cada rosa cada asa

 por onde a busca se enlaça

 

Revolvo-me na ruptura

 ou na ternura descalça

 onde a caneta sutura

 

Tomo o corpo da leitura

 enredo-me no seu abraço

 ora vestida ora nua

 

Ao longo deste prazer

 não há nada que eu não faça

 em entrega e em devassa

 

Indo mais longe no ler

 encontro o cisne e a rola

 na tocaia do prazer

 

Tenho a paixão da leitura

 teima na escrita do perigo

 e estremeço de prazer ao entreabrir um livro

 

Corro as mãos nas suas espáduas

 desnudo frases de feltro

 afloro as suas pálpebras

 

Entrelaço as consoantes

 com as vogais e o enredo

 diante das fantasias no sobressalto do medo

 

Descubro escusas passagens

 pelas cisternas dos livros

 ao desfolhar suas páginas

 

Na entrega e no sustido

 nas lágrimas e no sorriso

 entre o ardil e o tigre

 

Ora cumprindo

 a harmonia

 ora querendo a transgressão

 

Sou uma leitora voraz

 tenho um trato com a audácia

 e outro com o perdimento

 

Entre a leitura e a escrita

 existe um espaço sedento

 rebeldia e firmamento

 

Digo tempo e confissão

 das cartas das bibliotecas

 das literaturas secretas

 

Corro nas linhas dos livros

 tropeçando

 de avidez

 

Na cama quero as palavras

 Enoveladas errantes

 com elas sou viajante

 

No rumo da minha vida

 estão os livros e as estantes

 

Gosto de beber o cheiro

 do interior da leitura

 temperado com canela e as coisas obscuras

 

Deleito-me com a poesia

 endoideço com o romance

 esquivamento das mulheres

 

com a sua escrita de leite

 de linho e alquimia

 de aço rumorejante

 

Encontro a rima cismada

 dobo a palavra a vapor

 na teima de quem porfia

 

Vou em busca do fulgor

 corro atrás da literatura

 dos textos e da leitura

 

Sou dependente dos livros

 sem eles posso morrer

 perco-me de tão perdida se proibida de ler

 

In: Pessoa: Revista de Ideias

 Nº 4 (Setembro de 2011)

 

Imagem: Leitora - Daniel F. Gerhartz