Rali de Portugal na Biblioteca

A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere comemora durante este mês o aniversário do Rali de Portugal, com uma exposição memorável de automóveis em miniatura.
Venha conhecer ou recordar as grandes máquinas do Rali.


Decorre de 18 a 21 de Maio de 2017 a 51ª edição do Rali de Portugal.
O então Rali TAP teve a sua primeira edição em 1967. A partir de 1965 toma a actual designação de Rali de Portugal.
O grande sucesso e prestígio internacionais desde o início alcançados levaram a que logo em 1973 fizesse parte do primeiro Campeonato do Mundo de Ralis. Foi por cinco vezes classificado como o “Melhor Rali do Mundo”.
O Rali de Portugal tem evoluído ao longo de vários traçados, sendo que nos últimos anos, depois do Alentejo e Algarve, decorre no Norte.
No Rali de Portugal pontificaram os mais notáveis pilotos mundiais de rali, nele tendo participado, também, os melhores portugueses.
Ao assinalar os 50 anos do Rali de Portugal apresentamos as miniaturas correspondentes aos vinte e cinco primeiros vencedores (de 1967 a 1991), os míticos anos dos Audi Quattro, Lancia Delta Integrale, Fiat Abarth, Alpine Renault, onde se incluem as, “então possíveis”, vitórias de pilotos portugueses: Carpinteiro Albino (Renault 8 Gordini, 1967), Francisco Romãozinho (CItroën ID 20, 1969).
Note-se que o Rali de Portugal, pela sua relevância, mereceu dois álbuns da saga de banda desenhada das aventuras de Michel Vaillant, a epopeia das últimas sete décadas do desporto automóvel mundial (“5 Raparigas na corrida!” e “O Homem de Lisboa”).
Texto e miniaturas da colecção de engº Rui Figueiredo Simões, natural do concelho de Ferreira do Zêzere