Entrega de Prémios e Abertura da Exposição de Fotografia

Decorreu este sábado na Biblioteca Municipal Dr. António Baião de Ferreira do Zêzere a cerimónia da entrega de prémios aos vencedores do concurso de fotografia "A vila e o concelho de Ferreira do Zêzere", com o objetivo de  homenagear António Baião, historiador e pedagogo ferreirense que deu nome à Biblioteca Municipal, bem como o seu livro, importante monografia sobre o concelho de Ferreira do Zêzere e de consciencializar a comunidade para a importância das imagens da nossa identidade, como instrumento de comunicação global e de potencialização do turismo, património e cultura do concelho de Ferreira do Zêzere.

Na cerimónia esteve presente a família do Dr. António Baião que ofereceu à Biblioteca duas fotografias da graduação académica dos anos 1899-1900 deste ilustre ferreirense que viria a ser Diretor do Arquivo Nacional Torre do Tombo durante 40 anos e que integrará o acervo documental e museológico da Sala António Baião.
A Biblioteca Municipal promoveu este concurso durante os meses de maio a agosto e concorreram 38 fotógrafos de várias zonas do país, profissionais e amadores, com 297 fotografias a concurso.
O júri foi composto pelo Vereador Hélio Antunes, pelo Fotógrafo Arlindo Homem e pelo Professor Eduardo Mendes que não tiveram uma tarefa fácil na distinção de 4 fotografias, face à qualidade técnica das imagens, variedade dos temas e freguesias abrangidas.

Foram por isso atribuídas 3 Menções Honrosas aos seguintes concorrentes:

Joaquim Borges Pereira César, António José Gonçalves Ramos e Ana Filipa Santana.
Os vencedores do concurso foram os seguintes:
1º lugar: António José Gonçalves Ramos
2º lugar: Ana Filipa Infante de la Cerda Garin Scarpa
3º lugar: Carlos Almeida da Silva
Melhor do Concelho: Carlos Manuel Alves Ramalho

Agradecemos a todos os concorrentes pelos diferentes olhares sobre o nosso concelho, ao Júri pela apreciação dos trabalhos, à equipa da Biblioteca no empenho e profissionalismo e à família Baião pelas importantes ofertas documentais à Biblioteca Municipal Dr. António Baião.