Homenagem ao Manuel Sebastião

A Biblioteca Municipal de Ferreira do Zêzere presta homenagem a Manuel Sebastião falecido esta quinta-feira.
Utilizador assíduo, voluntário no Arquivo Histórico Municipal, participante no Encontro de Poetas de Ferreira do Zêzere, vencedor do concurso "Eu conheço a União Europeia" promovido pela Biblioteca, com viagem ao Parlamento Europeu a realizar em breve.




Aqui recordamos um dos seus poemas:

Sem-Abrigo
Uma esplanada repleta.
O botequim a abarrotar.
Tu aí dentro,
Junto de uma das enormes janelas,
Observando-me assim;
Fixando-me com o teu olhar reprovador.
Aparentas ser como visão do horizonte
Sobre mim em plena manhã de nevoeiro.
A tarde apresenta-se bastante desagradável.
Encontraste reconfortada no aconchego de um cigarro
E de um brando licor.
Eu vou caminhando por entre a minha solidão,
Por entre os bafos despojados da minha beata.
Vou prosseguindo o meu longo percurso
E tu reapareces contemplando-me novamente.
Já não deténs o olhar demoradamente na minha figura.
Segues a tua apressada marcha
E ignoras, por completo, o meu andar a teu lado.
Voamos juntos num jogo de pura sedução intelectual.
Tento adivinhar para onde te diriges,
Mas nada me ocorre na minha mente debilitada.
Dois quarteirões adiante,
Separamo-nos definitivamente.
Vais de encontro
Ao teu universo
De castas artificialidades.
O meu corpo e pensamento mergulham
No quotidiano de um oceano
Onde alegres realidades
Rapidamente se esfumam.
Lá continuo a minha caminhada solitária,
Descendo a curva do meu implacável destino
Até aos subúrbios da sensatez.
Requisito auxílio ao juízo,
Mas este não me entende.
Sinto-me absolutamente perdido
E um sem-abrigo no coração da enorme cidade.