Os carros de Michel Vaillant e o Porche 356 na Biblioteca


De 1 a 30 de dezembro

Os carros de Michel Vaillant

Michel Vaillant é o protagonista e o título de uma aclamada série de livros de banda desenhada, criada em 1957 por Jean Graton (cenário e texto) e publicada pela primeira vez na revista belga Tintin.

São mais de 60 histórias que fizeram, e ainda fazem, sonhar várias gerações de leitores.  E, confessadamente, motivaram grandes pilotos, como Jacky Ickx ou Ayrton Senna ou grandes designers como Luc Donkerwolke (Audi, Lamborghini). A continuidade é assegurada desde 1994 pelo filho,  Philippe Graton, que em 2014 inicia uma nova série mais de acordo com os cânones estéticos e os paradigmas hodiernos, não só tecnológicos como com as alterações da sociedade actual.

Michel vive múltiplas aventuras (e não só desportivas) sempre com grande coragem, humanidade e nobreza de sentimentos e atitudes.

As histórias são ambientadas nos palcos dos grandes acontecimentos automobilísticos mundiais, nas suas diversas modalidades, onde os “heróis” das aventuras convivem com os verdadeiros heróis do desporto automóvel - toda uma gloriosa galeria de pilotos que marcaram seis décadas do desporto automóvel mundial “participam” nestas aventuras!

Por entre os maiores acontecimentos automobilísticos internacionais, encontramos álbuns dedicados aos portugueses Rali de Portugal (1969 e 1984), Grande Prémio de Macau de F1 (1982) e Circuito Internacional de Portimão/WTCC  (2014).

Encerramos, aqui e assim, estes doze meses de exposições temáticas de miniaturas automóveis de colecção com esta simbólica homenagem a todos aqueles que contribuíram e participaram nesta moderna epopeia - o automóvel - espelho da marcha do homem, na sua evolução tecnológica e sociológica, nestes últimos três séculos.

 


Marcos da história do automóvel – 8

PORSCHE 356 – o início do mito

O Porsche 356 (1948-1965) foi criado em 1948 por Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche, o celebrado projectista do Volkswagen carocha, e sob a orientações deste.

À excepção da carroceria e do chassis, o 356 tem por base e deriva do Volkswagen, desde o motor, à direcção e caixa de velocidades e a muitos elementos do interior.

O pequeno desportivo agressivo teve, desde logo, enorme sucesso, em particular nos Estados Unidos.

O 356 foi sempre objecto de constante evolução mecânica, vindo a tornar-se num carro cada vez mais eficaz. Foi esta permanente evolução que construiu a grande reputação da Porsche.

Os Porsche 356 obtiveram enormes sucessos nas mais aclamadas provas desportivas – não só nos difíceis  ralis como em Le Mans, Mille Miglia, Targa Florio, Carrera Panamericana, …

Em 1964, também pela mão de Ferry Porsche, sucedeu-lhe o 911 – outra absolutamente notável e mítica linhagem Porsche.

Dois terços dos exemplares produzidos ainda sobrevivem nas mãos de coleccionares que os restauram minuciosamente, dada assuas raridade, beleza e valor histórico.

R. Figueiredo Simões

Dezembro 2015