Os Volkswagen refrigerados por ar na Biblioteca

Resultado de uma associação técnica (Porsche tinha-se dedicado a estudar e a propor protótipos de uma viatura popular, que almejava construir) e política (o partido nacional-socialista pretendia que cada família tivesse um automóvel), Ferdinand Porsche, sob a caderno de encargos que lhe foi apresentado, dotou o KdF, futuro Volkswagen Typ1, de barras de torsão (patente sua) e, implantado na traseira, de um revolucionário motor a gasolina de quatro cilindros dispostos horizontalmente, com cárter em liga de alumínio e magnésio, arrefecido por ar.  Foi no período anterior à segunda guerra mundial, cuja teve consequências dramáticas no devir do projecto “Kraft durch Freude Wagen”, o carro da força pela alegria.

 
 


E o futuro do Carocha, com as suas constantes melhorias e aperfeiçoamentos, que logo se iniciaram em 1945, nomeadamente ao nível do eterno motor, foi “aquilo que se viu”.
 
 

Apresentamos nesta mini-exposição um conjunto de miniaturas representando em detalhe o Carocha e as suas derivações dotadas do motor refrigerado por ar:  a Transporter (ou Combi, ou Bulli, ou… “Pão de forma”), os Karmann-Ghia I e II, os 1500/1600 e os 411/412, sem esquecer os menos conhecidos Fridolin e 181, todos “tudo a trás”  e, ainda, o VW-Porsche 914, cujo motor central foi a derradeira variação  do motor “boxer” inicial.

Mais de metade do século passado foi atravessada por dois dos mais míticos e carismáticos ícones do séc. XX:  o Carocha, o arquétipo do carro mundial, e a Pão de Forma, precursora e modelo das modernas carrinhas e furgões, tendo o Carocha, que atingiu mais de 21.000.000 de exemplares, sido votado o Carro do Século.

Rui M. Figueiredo Simões

Agosto 2015