Prémio Nobel da Literatura 2014


Patrick Modiano



Considerado hoje um dos mais importantes escritores franceses, e autor de uma vasta obra, foi distinguido recentemente com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Margerite-Duras.

Já publicou cerca de 30 livros, maioritariamente romances, mas também guiões de cinema e livros infantis. Alguns deles estão publicados em Portugal.

Ao anunciar o nome de Modiano, a Academia destacou-lhe “a arte da memória que utilizou para evocar os destinos humanos mais inalcançáveis e para revelar o universo da ocupação”.

Nascido em 1945, ano em que terminou a II Guerra Mundial, é filho de um italiano judeu. O tema da ocupação nazi foi o tema do primeiro livro que publicou, La Place de l’Etoile, em 1968.

Em entrevista transmitida em direto pela página do Nobel, Peter Englund, escritor e historiador sueco, destacou os temas sobre memória que predominam nos livros de Patrick Modiano, que vive em Paris, cidade que também serve muitas vezes de cenário aos livros. É o caso de L`Herbe Des Nuits, a sua última publicação, em 2012.

O autor já venceu alguns dos mais prestigiados galardões literários de França, como o Prémio Goncourt em 1978, pelo livro A Rua das Lojas Escuras (publicado em Portugal pela editora Relógio D`Água). No currículo conta também com o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa em 1972 e o Grande Prémio Nacional das Letras em 1996. Pela Porto Editora foi publicado em Portugal o romance O Horizonte, de 2010. Nas livrarias nacionais encontram-se também Um Circo que Passa e Domingos de Agosto, ambos publicados pela Dom Quixote, Dora Bruder e No Café da Juventude Perdida, ambos pela ASA.

In: Porto Editora
observador.pt


Na Biblioteca Municipal Dr. António Baião está disponível para empréstimo o livro: Um circo que passa