Exposição 1ª Guerra Mundial – 100 anos

Durante o mês de julho assinalamos no pátio exterior da Biblioteca Municipal uma exposição documental  sobre a guerra que mudou o mundo e provocou cerca de  9 milhões de mortos e 15 milhões de feridos. Estão disponíveis fotografias, documentos militares, bibliografia e conheça alguns ferreirenses combatentes.
A 28 de julho de 1914 começava na Sérvia a 1ª Grande Guerra. Envolveu as grandes potências mundiais organizadas em duas alianças:

os Aliados (Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália - que não chegou a entrar na guerra).

Em 1917 o Império Russo entrou em colapso. Os Estados Unidos entraram na guerra em 1917 e tornam-se potência mundial. O mapa da Europa central foi redesenhado em vários países mais pequenos. Os comunistas criam a União Soviética.

O cessar-fogo é assinado em 11 de novembro de 1918 - Dia do Armistício. A guerra terminou com a vitória dos Aliados.

As condições finais são  estabelecidas com o tratado de Versailhes que  altera as fronteiras da Europa e termina com as Europas imperiais, criando as condições que originaram a 2ª Guerra Mundial.