Centenário de Octávio Paz


Esta semana a Biblioteca Municipal assinala o aniversário do escritor mexicano e do mundo, Octávio Paz. Se fosse vivo faria 100 anos no próximo dia 31 de março.
A sua primeira obra foi publicada em 1933, quando tinha apenas 19 anos. Entre todos os trabalhos, ganhou notoriedade na área da poesia moderna ou de vanguarda. Tornou-se um dos maiores escritores do século XX e foi agraciado com o Prémio Nobel de Literatura em 1990.
 

Estão disponíveis para empréstimo os seguintes livros:

 

·         Árvore adentro

·        Antologia poética: [1935-1975]

·         O macaco gramático

 

 

VISITAS

 

Através da noite urbana de pedra e seca

o campo entra no meu quarto.

Estende braços verdes com pulseiras de pássaros,

com fivelas de folhas.

Leva um rio à mão.

O céu do campo também entra,

com o seu cesto de joias acabadas de cortar.

E o mar senta-se ao meu lado,

estende a sua cauda branquíssima no solo.

No silêncio brota uma árvore de música.

Na árvore pendem todas as palavras formosas

que brilham, amadurecem e caem.

Na minha testa, uma caverna onde mora um relâmpago...

Porém, tudo se povoou com asas.

Diz-me: é deveras o campo que vem de tão longe,

ou és tu, são os sonhos que sonhas ao meu lado?