Biblioteca Digital da Universidade de Coimbra



ALMA MATER é a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico património bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral.

Nesta biblioteca digital encontramos livros antigos, manuscritos, cartas, fotografias, desenhos, etc. e parte de espólios de autores formados pela Universidade de Coimbra, e outros que passaram por Coimbra, e aqui deixaram a sua produção intelectual.

O conjunto, com perto de 4000 itens, aos quais correspondem cerca de 500.000 imagens, é representativo do precioso espólio existente nas várias Bibliotecas da Universidade de Coimbra e testemunha um processo, já iniciado há algum tempo e que vai continuar, de disponibilização gratuita e universal de importantes obras do património da Universidade, cumprindo uma estratégia de desenvolvimento e modernização, concretizada pela digitalização, conservação e difusão de documentação disponível na rede de bibliotecas da Universidade.

A ALMA MATER congrega e valoriza várias bibliotecas digitais já existentes – Biblioteca Digital da Faculdade de Direito, Biblioteca Digital de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Biblioteca Geral Digital – e outras novas como a Biblioteca Digital da Faculdade de Letras. Resulta de vários projectos financiados, entre outras instituições, pelo Ministério da Cultura, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, além de fundos próprios da Universidade, que assim tem investido na valorização dos "tesouros" que guarda.

Através da ALMA MATER é possível pesquisar globalmente os documentos digitais existentes nas bibliotecas da Universidade, com a ajuda de índices comuns. E pode-se consultar em pormenor cada um dos documentos.

Promovendo uma efectiva coordenação de esforços, o projecto ALMA MATER foi levada a cabo pelo Serviço Integrado das Bibliotecas da Universidade de Coimbra (SIBUC).

Os conteúdos destas bibliotecas digitais já estão, em parte, integrados na Europeana, o grande projecto digital sobre o património cultural, da responsabilidade da União Europeia.
in: UC