Nobel da Literatura 2009 é Herta Müller

Nascida em 1953, na Roménia, no seio de uma minoria de língua alemã, Herta Müller refugiou-se na Alemanha em 1987, para fugir ao regime de Ceausescu, com o qual sempre se recusou a colaborar. Por isso, esta mulher que estudou filologia germânica e românica teve de viver como tradutora.
A vida quotidiana sob o regime comunista forneceu-lhe a matéria para os livros que a projectaram como um dos nomes mais importantes da literatura de língua alemã da actualidade.
Publicou a primeira obra em 1982. Intitulada "Niederungen" (Terras Baixas) foi censurada pelo regime de Ceausescu. Em 1984, a versão original acabaria por ser publicada na Alemanha, projectando a sua escrita além fronteiras (ver relacionados no final do texto).
A Academia sueca, justificando a sua decisão, fala de uma escritora que "soube descrever a paisagem dos espoliados". Mais uma vez, trata-se de uma justificação que tem em conta razões políticas e humanistas.
Herta Müller vive actualmente em Berlim e ganhou alguns dos mais importantes prémios literários alemães, nomeadamente o Prémio Büchner.
É a 12.ª mulher a ser distinguida com o Prémio Nobel e o 13.º escritor de língua alemã que o obtém. Foi, aliás, por via de uma outra mulher escritora, a austríaca Elfriede Jelinek, que o Prémio Nobel tinha distinguido, em 2004, pela última vez, a literatura de língua alemã.
Em Portugal, Herta Müller tem dois livros traduzidos: "O Homem É um Grande Faisão Sobre a Terra" (Cotovia, 1993) e "A Terra das Ameixas Verdes" (Difel, 1999).