Livros novos para o Outono

Caim, que Saramago escreveu em quatro meses, é uma reflexão, num registo humorístico e irónico, sobre «Que diabo de Deus é este que, para enaltecer Abel, despreza Caim?» - segundo o autor - e estará nas livrarias no final do mês de Outubro, com chancela da editorial Caminho, um ano depois de A Viagem do Elefante.

Também um ano após a publicação da sua última obra,O Arquipélago da Insónia, António Lobo Antunes apresenta agora Que Cavalos são Aqueles que fazem Sombra no Mar?, cujo título foi buscar a uma frase que ouviu o seu amigo Vitorino cantar.
O novo livro de Lobo Antunes será lançado em Outubro pela Dom Quixote, que edita também uma nova obra de Luísa Costa Gomes, intitulada Ilusão ou O Que Quiserem.

O Mar em Casablanca - assim se chama o novo policial de Francisco José Viegas protagonizado por Jaime Ramos, o detective dos seus anteriores romances - será publicado pela Porto Editora a 08 de Outubro.

O jornalista e escritor Mário Zambujal está de volta à ficção pela mão da Planeta com Uma Noite não são Dias, cuja acção se passa em 2044.

A Assírio & Alvim vai apresentar em Outubro Blackpot, uma novela policial inédita de Dinis Machado (1930-2008) que, embora assinada com o seu pseudónimo, Dennis McShade, não é protagonizada por Peter Maynard, herói dos outros três policiais do autor reeditados pela mesma chancela.

A QuidNovi lança em Setembro Os Dias de Saturno, uma nova obra de Paulo Moreiras que, depois de A Demanda de D. Fuas Bragatela, regressa ao romance histórico com dois alquimistas, ambos notáveis homens do seu tempo: o cozinheiro de D. Pedro II, Domingos Rodrigues, autor do primeiro livro de cozinha português, e Curvo Semedo, o médico da Casa Real Portuguesa.

Afonso Cruz, que publicou no ano passado o thriller satírico A Carne de Deus, propõe agora Enciclopédia da Estória Universal, que será editado pela Quetzal.

Ainda em Setembro, a Tinta-da-China edita mais um livro da sua colecção de literatura de viagens: chama-se Caderno Afegão e a autora é a jornalista Alexandra Lucas Coelho.

Para os próximos meses, estão igualmente previstas novas obras de Gonçalo M. Tavares e valter hugo mãe, cujos títulos não são ainda conhecidos, e O Mundo Branco do Rapaz-Coelho, de Possidónio Cachapa.

Na poesia, a Nova Vega publica em Outubro Mitografias, um livro de poesia do cabo-verdiano Arménio Vieira, vencedor do Prémio Camões 2009, e a Relógio d’Água propõe Toldo Azul, de Joaquim Manuel Magalhães.

A principal aposta da Porto Editora para esta rentrée chama-se Poemas Portugueses - Uma Antologia de Poemas Portugueses do século XIII ao século XXI e será lançada em Novembro.
Com mais de 2.000 páginas, a antologia conta com organização de Jorge Reis-Sá e Rui Lage, dois poetas de hoje que analisam a poesia de ontem, razão que poderá ditar a ausência de poetas habituais neste tipo de colectânea e a presença de outros habitualmente ignorados ou esquecidos.
Lusa/SOL